quinta-feira, 22 de outubro de 2009

IX Mostra Interdisciplinar

A E.E.B. Gomes Carneiro realizou em julho deste ano a
"IX Mostra Interdisciplinar"





Foram apresentados os seguintes projetos:

Projeto Repensando Através da Música
Levar os alunos a perceber através da releitura de quatro músicas brasileiras, aspectos importantes sobre o planeta como: fome, preconceito, aquecimento global, comédia e água, e o papel que eles deveriam exercer na sociedade.
Trabalho realizado pela turma 202, utilizando vídeos produzidos pelos alunos.
Projeto Aquecimento Global
Alertar e sensibilizar a sociedade em relação à necessidade de preservação dos recursos naturais, e citar as principais medidas preventivas e as consequências do efeito estufa, gases poluentes, aquecimento global e desmatamento na região. Através de trabalhos de pesquisa, utilização de vídeos.
Projeto Brincando se Aprende
A alfabetização é um processo e no mesmo a criança necessita de atividades significativas e prazerosas, que propiciem desafios para que as crianças sintam-se estimuladas a construírem seus conhecimentos. Entretanto, para que a construção do conhecimento na criança seja significativa para ela, não podemos eliminar a bagagem social sobre a leitura e a escrita que a criança carrega consigo.
Nesse contexto da alfabetização, o brincar deve estar presente, pois é brincando que as crianças aprendem.
Projeto Economia Açucareira no Brasil
Identificar o principal produto da economia colonial, reconhecer e visualizar o processo de produção do açúcar mascavo. Será mostrado o processo de plantio, colheita, transporte da cana, bem como, a produção do açúcar. Na prática será demonstrado, todo o processo de produção do açúcar.
Projeto Informática: Conheça Seus Encantos
Atende alunos de primeira a quinta série com atividades educativas e recreativas, os temas são voltados a educação através de jogos com alunos de diferentes escolas, pretendendo que o projeto seja bastante visado e procurado pelos estudantes.
Projeto Mexa-se
Considera a prática de atividades físicas diante do problema do sedentarismo e obesidade. Trata de questões como: Porque ficamos mais gordos, o que fazer para evitar a obesidade e o sedentarismo. Traz atividades práticas envolvendo técnicas como: Body Balance, Tai Chi, Yoga, Pilates, World on Fire, Run, Benediatus.
Projeto festa das LIBRAS
Este trabalho visa preparar as crianças para a convivência e a comunicação com os colegas que tenham deficiências auditivas. Apresentaremos a história da educação dos surdos e das LIBRAS, o alfabeto em LIBRAS através da brincadeira, o pintor de A á Z através do alfabeto dactilológico, poesia em libras “é preciso ser surdo pra entender” e a música Abecedário da Xuxa em LIBRAS.
Projeto Contando Histórias de diferentes Maneiras
Como expressar a literatura através de histórias, aprender como se expressar, desenvolver, motivar a leitura, despertar nas crianças o gosto pela leitura e interpretação.
Jogando
Queremos facilitar a compreensão e memorização de cálculos matemáticos, desenvolver o raciocínio mental, despertar o gosto pela matemática. Construir uma mentalidade da construção das tabelas e sua internalização pelo educando.
Projeto Jogar com Criatividade
Utilizado o jogo tangram, pois é considerado um jogo pedagógico que desenvolve a atenção e criatividade, apesar de ser insignificante é complexo e curioso, utilizado por psicólogos professores de matemática. Por ser um jogo utilizado como brincadeira e com ênfase no raciocínio.
Experiências: Laboratório na Escola
O objetivo é os fazer conhecer o laboratório da escola e associar a teoria com aulas práticas.
Projeto Museu de Estátuas Históricas
Tem como objetivo exaltar alguns personagens históricos que marcaram a história da humanidade, em todos os aspectos, sejam eles sociais, econômicas, culturais, diferentes tempos e espaços históricos.
Projeto Lego
Experiência de aprendizagem tecnológica mediada, iniciação tecnológica e desenvolvimento de competências – aprender a fazer, aprender a pensar, ser e conviver. O objetivo do projeto é apresentar conteúdos representados em objetos concretos, através de peças de lego e uso da informática.
Recital de Poesia
O Recital de Poesia tem como objetivo despertar aos jovens estudantes o gosto de ouvir, ler ou escrever poesias. Ela nos faz refletir os diferentes momentos, emoções vividas pelos homens em diferentes épocas trazendo sempre mensagens de vida e de sabedoria.
Na história da literatura encontramos muitas definições do que é poesia.
A poesia está em toda parte: nas canções de ninar, nas cantigas de roda, nos provérbios, nos livros, nas músicas, nos trava línguas e até nas propagandas.
Para Robert Frost; “Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras.”
Para nós, Poesia é vida, alegria, emoção e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário